Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Varejo mostra efeito cambial em derivados de trigo
NOTÍCIAS VOLTAR
Varejo mostra efeito cambial em derivados de trigo
por Estado de São Paulo
06/10/2015

A inflação do varejo no âmbito do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) avançou timidamente em setembro e começou a captar os efeitos da efeitos da desvalorização cambial, com destaque para a alta nos preços de derivados do trigo, carnes e materiais de limpeza. A avaliação é do economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), após avaliar o IGP-M do mês, de 0,95% e que em agosto havia sido de 0,28%. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, ficou em 0,32%, após 0,24% em agosto.

Os reflexos mais notórios da alta do dólar sobre os preços no varejo foram registrados na parte de panificados, que tiveram variação de 1,50%, depois de 0,38% no oitavo mês do ano. O tradicional pão francês entra nessa lista como o principal destaque de alta, ao sair de 0,83% para 1,55% este mês. "Biscoitos, bolos e pães estão com taxas acima das registradas em agosto. Vão continuar subindo", disse.

Os produtos químicos também estão captando o impacto da depreciação cambial, afirmou o economista. Neste caso, o item de material de limpeza saiu de uma variação de 1,06% no oitavo mês do ano para 1,89%. A variação do detergente passou de 1,10% para 3,42%, enquanto a de desinfetante ficou positiva em 2,58%, após deflação de 1,33%. "É dólar na veia (na parte química", afirmou.

As carnes bovinas começam a "ensaiar" alta, ao registrar taxa de 1,50% em setembro, enquanto o frango inteiro ainda cedeu 0,87%, segundo Braz. O óleo de soja ainda ficou no campo negativo, em 0,01%, mas já sinaliza mudança de sinal. "A tendência é que o repasse continue e não fique somente naqueles produtos que são mais consumidos", estimou.

De acordo com Braz, a transferência da alta do dólar para a inflação ao consumidor seria ainda maior se não fosse a recessão econômica, que vem inibindo o consumo. "A tendência é que os repasses fiquem mais lentos neste momento de crédito caro e aumento do desemprego", avaliou.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE