Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Wickbold manterá bisnaguinha com marca Seven Boys
NOTÍCIAS VOLTAR
Wickbold manterá bisnaguinha com marca Seven Boys
Com compra da empresa, fabricante de pães passa ao 2º lugar no mercado brasileiro e intensifica atuação no Rio Grande do Sul
por Folha de São Paulo
17/08/2015

A fabricante de pães Wickbold fechou na segunda-feira (10) acordo para a compra da Seven Boys, que tem a bisnaguinha como carro-chefe. O movimento formaliza contrato firmado em 2014. Os valores não foram divulgados.De acordo com o presidente da Wickbold, Fabio Medeiros, as duas marcas permanecerão separadas. "A bisnaguinha [da Seven Boys] com a qual o consumidor se acostumou vai continuar", diz.

Com a compra, a Wickbold aumenta de 14% para 21% o seu peso no setor e passa a disputar a liderança com a mexicana Bimbo, detentora de 26% do mercado brasileiro, líder mundial e dona de marcas como Pullman, Nutrella e Plus Vita.As companhias disputam um mercado que cresceu de US$ 1,444 bilhão em 2010 para US$ 2,384 bilhões em 2014, o que coloca o Brasil em 7° lugar no mundo, segundo a consultoria Euromonitor.

Para Medeiros, a compra não gera concentração excessiva de mercado. Claudio Zanão, presidente da Abimapi (associação das indústrias de biscoitos, pães e bolos), concorda: "São duas empresas nacionais que vão se fortalecer contra a número 1".

Segundo a consultoria Kantar WorldPanel, 76% dos brasileiros compraram ao menos um pacote de pão industrializado em 2014, enquanto a proporção dos que compraram massas alimentícias e biscoitos foi de 99,6%."O mercado brasileiro ainda está em formação, 90% dos pães consumidos ainda são de padaria", diz Zanão.

O consumo per capita dos industrializados passou de 2,09 kg por ano em 2010 para 2,29 kg ao ano em 2014, segundo dados da Abimapi e da consultoria Nielsen. Nos EUA, foram 10,58 kg.Segundo Medeiros, ambas as marcas devem aumentar a sua fatia no país conforme passam a ser produzidas nas fábricas umas das outras.

Como o pão é um produto perecível, indústrias próximas a novos mercados são necessárias para atingi-los.Fundada em 1938, a Wickbold já tinha quatro fábricas, em São Paulo, Diadema (SP), Hortolândia (SP) e Jacarepaguá (RJ). Com as duas novas fábricas, em Belo Horizonte e Porto Alegre, a Wickbold espera intensificar sua atuação no Centro-Oeste e no Rio Grande do Sul.

Após 77 anos na chefia, a família Wickbold se retirou em 2015 do comando direto da empresa para atuar no conselho gestor. A Seven Boys foi fundada há 50 anos por imigrantes japoneses.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE