Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Padaria também pode ser cafeteria
NOTÍCIAS VOLTAR
Padaria também pode ser cafeteria
por Márcio Rodrigues & Associados
22/11/2023

Atualmente, as padarias e confeitarias se caracterizam cada vez mais por serem espaços de convivência e de proximida­de. Isso porque comercializam produtos que fa­zem parte do dia a dia do brasileiro, de consumo diário, como o pão francês.

Contudo, os novos comportamentos do consumidor fizeram e fa­zem com que cada vez mais novos serviços se­jam incorporados ao negócio padaria. Um desses modelos de atuação são as ca­feterias. O consumo de café em várias mo­dalidades de elaboração, tipos diferentes de blends podem fazer de uma cafeteria um ambiente diferenciado, configurando um am­biente aconchegante e moderno.

Tem se tornado bastante comum o interesse de consu­midores por locais para encontros familiares, que ofereçam um mix de produtos com qualidade superior; podendo inclusive encontrar nesse ambiente desde a satisfa­ção de uma refeição saudável e rápida até a possibilidade de encontrar com amigos, tro­car ideias, intermediar negócios, acessar a internet, adquirir presentes num ambiente e acolhedor.

Como o pão, o café é outro produto presente no cotidiano brasileiro e vem sendo mais bem explorado, visto a possibilidade de se ofere­cer produtos como drinks a base de café, ver­sões geladas, misturadas com licores, entre outras versões. Além dos acompanhamen­tos que a bebida pede, como lanches, bolos, tortas, salgados... Uma cafeteria dentro do espaço de padaria, portanto, pode ser um ambiente que remeta ao prazer e satisfação.

Oportunidade com cafeterias

Se por um lado a administradora da Starbucks no Brasil pediu recuperação judicial, por outro há várias outras empresas nacionais deste segmento que pretendem se aproveitar do momento para expandir seus negócios. E as padarias são também um tipo de negócio que pode explorar esse nicho. Várias já fazem isso, se não é o seu caso, veja como é possível incorporar os cafés especiais no seu espaço de venda.

É importante começar com uma pesquisa de mercado, para verificar a possibilidade de sucesso deste modelo e mesmo verificar o formato possível, o tamanho do espaço dentro da sua área de vendas. Cabe verificar se a cafeteria es­taria integrada ao restante da loja ou se seria uma área à parte, por exemplo. E ainda em relação ao mix de produtos, vale a pena tanto verificar possíveis concorrentes ou empresas do ramo já estabeleci­das, a forma com que eles trabalham o serviço de cafés especiais e como o cliente veria mais esse serviço no seu negócio.

Atenção à organização

Quanto à organização da área de cafeteria, dê atenção ao ambiente, com uma decoração que remeta ao café e ao aconchego e tranquilidade, para que os clientes possam se desligar da correria e aproveitar a estada no local. O salão deve ter mesas e balcão, área para instalar máquinas de café e expositores dos produtos prontos, além de bancadas para finalização ou preparação dos lanches.

Se possível vale muito instalar banheiros para os clientes, separados por sexo. E ainda área para arma­zenamento de matérias-primas, devidamente identificadas e acondicionadas, além de local específico de entrada e saída de materiais e lixo.

Serviços adicionais agregam valor à cafeteria

Podem ser oferecidos serviços adicionais como acesso à internet por rede wi fi, jornais e revistas e clima­tização do ambiente. Disponibilize também um cardápio com as opções de produtos oferecidos e até mesmo sugestões de combinação ou a composição de drinks e cafés especiais.

E não se esqueça da equipe

Na criação do espaço de cafés especiais dentro da padaria, tenha um cuidado espacial com o pessoal designado para trabalhar ali. Além dos profissionais especialistas em café, a equipe de atendentes também deve ter conhecimento do produto e de suas possibilidades, detalhes da elaboração, sendo capazes de sugerir e orientar um consumidor mais indeciso ou que não conheça as possibilidades do café.

Capacitação então é fundamental. Até mesmo do proprietário e das pessoas que lidam com o adminis­trativo, para que façam tanto a precificação correta quanto à verificação ao longo dos dias. E mesmo dos colaboradores que estejam em outras áreas da padaria, para que possam indicar a cafeteria como mais um espaço para o cliente.

Isso envolve ainda o cuidado com a manipulação dos alimentos, estando toda a empresa atenta aos requi­sitos e critérios destinados à segurança dos produtos. Portanto, deve-se buscar o envolvimento de todos os colaboradores, casando o trabalho da cafeteria com os objetivos, missão e filosofia da empresa.

Pode-se buscar ainda parcerias com fornecedores, de forma a manter o mix com a boa qualidade neces­sária. Este espaço pode ser ainda um local de integração com o bairro ou a cidade, de apresentações culturais, lançamento de livros, pequenos espetáculos. Enfim, a própria cafeteria pode não apenas ficar nos produtos ligados ao café. O próprio conceito do local pode ter um apelo comercial diferente do da padaria tradicional e ampliar a penetração do negócio em nichos de mercado impensáveis inicialmente.

Ficou animado? Então pesquise bem a viabilidade desse serviço para sua empresa, se organize corretamente, faça parcerias se necessário. Vamos tomar um café?

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE