Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Como cuidar adequadamente da reposição de produtos
NOTÍCIAS VOLTAR
Como cuidar adequadamente da reposição de produtos
por Márcio Rodrigues & Associados
06/11/2023

Para um cliente que vai comprar um produto, prateleira vazia é uma decepção. Já para o empresário é um terror. É quase certeza de prejuízo! Algo que nenhum dono de negócio quer ter. Para tanto, é fundamental cuidar da reposição de produtos. Vamos refletir sobre isso!

Conservar a área de vendas abastecida é essencial para conquistar e encantar o cliente. Por isso, orga­nizar e manter a rotina de reposição da loja deve ser uma prioridade da gerência e da equipe de atendimento. Sabemos que a área de vendas de uma panificadora contém centenas de itens, contudo, mesmo nesse espaço de variados produtos (ou principalmente por isso) é fundamental que a reposição aconteça de maneira organizada. Atenção ainda às característi­cas de cada produto para que todos estejam em perfeitas condições para serem adquiridos pelo consumidor.

Produtos à vista, organizados e dis­poníveis refletem diretamente na opinião que o cliente terá sobre a empresa. Sempre que o consumidor não encontrar um produto, o mix (ou o negócio como um todo) será visto com desconfiança. A sensação que fica no cliente é de que a loja tem poucos produtos e oferece menos comodidade. Num primeiro momento, se ele não encontrar determinados produtos não irá comprá-los, gerando “apenas” prejuízo comercial. Mas ao longo do tempo, se esse proble­ma se repetir, pode ser um fator para que esse cliente busque outro lugar para fazer suas compras, abandonando o seu negócio. Prateleiras vazias trazem logo o pensamento “é, essa loja deve estar indo mal, daqui a pouco, fecha; vou comprar em outro lugar”.

E como manter a loja abastecida?

Para realizar o abastecimento de cada produto a loja precisa ter a devida atenção. Produtos de revenda devem ter a data de validade acompa­nhada com rigor. Fundamental ainda é que o estoque esteja bem equi­librado tanto para não ter produtos “encalhados” quanto viver com poucas quantidades e promover a falta de produtos. Itens que sejam conside­rados referência para o consumidor precisam de ainda mais atenção por ter mais importância na visão que os frequentadores estabelecem para o negócio.

Com os produtos panificados e fabricados na própria empresa não é diferente! O cuidado também é muito importante, pois aquilo que a empresa fabrica geralmente representa a identidade do negócio. O consumidor sempre desejará panificados frescos, recém-saídos do forno, mas a produção excessiva também pode gerar perdas.

Portanto, atenção e monitoria sobre a quantidade disponibilizada para o consumidor. Estabeleça uma rotina para a produção, com calendários definidos sobre o que produzir a cada dia, de acordo com a demanda da loja. Controle bem também o horário das fornadas. Produto fresco sempre atrai clientes! Uma padaria onde o consumidor não consegue en­contrar pães - principalmente itens com maior fluxo de vendas, como o pão francês ou pão de queijo, criará uma percepção muito negativa.

A apresentação dos produtos também é importante, nada de pães amassados ou esfarelando, são fatores que prejudicam o visual da vasca. Um pãozinho que não tenha aparência saborosa e convidativa tem mais dificuldade de ser vendido.

Exposição de itens com maior valor agregado

Outros espaços importantes que precisam ser acompanhados são aqueles onde costumam ser ofertados produtos através do contato com um atendente. Nestes espaços geralmente estão itens de maior valor agregado e que precisam de incentivo para as vendas. Por suas características, esses produtos pre­cisam estar ao acesso visual do cliente para que o colaborador possa realizar uma suges­tão ou convite para a compra do item. Sem uma reposição adequada, esses produtos se­rão pouco consumidos.

Vale também um destaque para estes produtos, já que eles têm diferenciais que, bem explicados ao consumidor, ele estará mais disposto a comprar. Seja pela decoração convidativa, um local “especial” na loja, ou mesmo com algum atendente oferecendo uma degustação, é importante sinalizar que aquele produto é diferente! Mais um motivo para ele não faltar nunca!

Os vários setores do ponto de venda são um desafio para o abastecimento. As característi­cas precisam ser analisadas para a criação de uma rotina produtiva que permita à loja ficar sempre cheia e evitar desperdícios. Esse equilíbrio é um ponto chave para a ampliação do fa­turamento do negócio. O alinhamento entre a área de loja e a produção é importante demais para que toda a loja esteja com as prateleiras cheias, sendo repostas ao longo do dia.

O controle da reposição de produtos é constante!

A rotina de reposição de produtos na área de vendas deve ser definida pela gerência, com a ajuda da equipe que também será responsável pela execução das atividades.

Os procedimentos devem ser específicos para cada categoria de produtos e serem monitorados mediante as características de cada mercadoria, como a data de validade, velocidade de consumo e as características visuais do item. Condições ambientais como temperatura também têm impacto direto nos produtos e devem ser controladas.

Veja a seguir o exemplo de um check-list de atividades para monitoramento da equipe:

Reposição de pães embalados:

Importante saber:

  • Completar os espaços vazios com pães repetidos.
  • Ter cuidado para não amassar os pães.
  • Verificar a data de validade diariamente.
  • O excesso que não couber na prateleira, de acordo com o desenho, deve ficar no armário.
  • Todos os pães embalados devem ter data de fabricação, preço por quilo e preço unitário.

Procedimento:

  1. Calcule a quantidade necessária para expor os produtos, conforme o layout.
  2. Faça rodízio dos produtos.
  3. Confira a data de validade dos produtos antigos.

Podemos resumir todo o processo de reposição envolvendo alguns aspectos:

  • Abastecimento: não deixar o produto faltar e evitar um estoque excessivo.
  • Exposição: a forma de expor o produto afeta diretamente nos cuidados necessários ao seu reabastecimento.
  • Apresentação: os produtos precisam estar em seu melhor estado, sem falhas, para o consumidor adquirir.

Atenção a eles, ao alinhamento com a equipe e mãos a obra para ter sempre as prateleiras cheias de produtos saborosos! Sucesso!

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE