Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Pães e Doces Vila Rica: paixão por padaria que passa de pai para filho
NOTÍCIAS VOLTAR
Pães e Doces Vila Rica: paixão por padaria que passa de pai para filho
Conheça mais do negócio de um dos alunos da Turma XXV do Curso Completo Metodologia Propan 2019
por Elisangela Santos
20/08/2019

Vinte e nove anos de mercado, um ótimo ponto comercial e uma referência na venda de chopp em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, São Paulo. A padaria Pães e Doces Vila Rica, gerida pelo empresário José Cláudio Ribeiro, destacou-se nos anos 2.000 ao conquistar o Selo Ouro do Propan, obtido durante um Programa realizado em parceria com o Sebrae, e é hoje é um dos negócios mais promissores de sua região.

Com foco em trazer uma maior padronização e rentabilidade para seu negócio, José Cláudio participou da Turma XXV do Curso Completo Metodologia Propan 2019, realizado em agosto, para buscar novas tendências para o negócio paulista na capital mineira. “Sempre que viajo vou às padarias da cidade, conheço outras inspirações e tudo isso estou sempre levando para agregar lá também, é uma grande troca”, conta.

À frente hoje da padaria inaugura pelo pai em 1990, ele conta que cresceu no Setor e herdou do pai a empresa e também a visão de negócio: “Trabalho na padaria com meu pai desde criança, quando já ajudava os padeiros com as massas, na embalagem dos pães e também em outras tarefas. Fomos conhecer melhor o trabalho do Márcio em 2000, mas em 1990 meu pai esteve na França, e acredito que foi nessa época que conheceu o Márcio. Lembro que ele ainda estava começando o Propan e o apresentou para um grupo de dez padarias de Cruzeiro, Taubaté, Caçapava e Itu, foi um sucesso e dez empresas aderiram ao projeto. Fizemos o programa completo, isso entre 2002 e 2003, que ia desde o administrativo a vendas, gestão de pessoas e de ambiente.

De acordo com José Cláudio, a padaria que antes contava com uma equipe de 13 funcionários hoje ampliou para 20 pessoas no total. “Lembro que a implantação de tudo aumentou muito a adesão dos funcionários e a nossa também, colocamos à mão na massa e acreditamos na empresa. Hoje voltei a fazer o Curso Completo para renovar o negócio, buscar mais informações e começar uma transformação. Sei que para continuar vou precisar de todo suporte possível, hoje olho para frente, pretendo reestruturar a padaria, aumentar a rentabilidade e ter também uma filial, conto com o Márcio assim como contamos lá atrás”, afirma.

Segundo ele, a concorrência existe em todo lugar, e o desafio hoje é a mão de obra e a qualificação na produção e no atendimento. Porém, embora em um mercado desafiador, José Cláudio sabe da força da empresa fundada pelo pai e que hoje celebra quase três décadas de história e o valor do conhecimento para ir mais longe: “Meu pai tinha muita visão, gostava do ofício do pão, a gestão de pessoas dele era sensacional, é um exemplo”, declara.  Com um desafio pela frente, mas com uma bagagem de conhecimento renovada e muito entusiasmo ele segue com o objetivo de elevar o negócio do pai a um nível cada vez maior, passando de geração a geração a paixão pelo pão: “Foi onde eu nasci e onde aprendi até aqui, não me vejo trabalhando em outra coisa que não seja padaria”, finaliza ele, um dos alunos destaques de mais uma turma que fará a diferença no mercado.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE