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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Q'Delícia, como uma padaria tradicional em tempo de mercado tornou-se uma das mais inovadoras em Viamão, no Rio Grande do Sul
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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Q'Delícia, como uma padaria tradicional em tempo de mercado tornou-se uma das mais inovadoras em Viamão, no Rio Grande do Sul
Desde 2018, a empresa é gerida por uma paulista que aceitou o desafio de deixar o ramo industrial para ingressar no varejo alimentar
por Elisangela Santos
05/07/2019

    Uma engenheira mecatrônica, líder de um grupo em São Paulo, graduada em sua área e que construiu uma carreira de mais de 20 anos, trabalhando em São Paulo e também no Sul. Após uma vida dedicada ao ramo industrial, Alexandra Rangel decidiu mudar o rumo de sua carreira no mercado para um Setor totalmente novo para ela até então: a panificação. Determinada a investir em um novo ramo de trabalho, ela adquiriu a Q'Delícia, uma das mais tradicionais da Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

    Tendo pela frente o enorme desafio de assumir uma empresa com aproximadamente duas décadas de história e com uma linha administrativa previamente definida, ela adquiriu o negócio em março de 2018, juntamente com o esposo, Lucas Beltrame. “Me aventurei em algo que eu não sabia, havia estudado novos negócios, soube da venda da empresa e percebi uma oportunidade”, conta ela, que deixou para trás a carreira de gerente industrial.

    Disposta a preservar a tradição, porém trazendo uma modernidade para a marca e implantando sua própria linha de trabalho, ela se viu diante de um primeiro grande desafio: padronizar aquilo que antes era feito sem moldes pré definidos. “A direção da padaria era feita por pessoas com mais idade e que conduziam muito da administração por um feeling adquirido ao longo do tempo, enquanto eu ainda tinha esse caminho a percorrer para encontrar o nosso próprio jeito”, conta ela, que decidiu conhecer boas padarias no Rio Grande do Sul, a fim de entender quais eram os indicadores de mercado.

    Mergulhando no Setor: hora de mudar o que é preciso e construir uma nova experiência no negócio

    Embora o contato com a produção ainda fosse novo para Alexandra, ela descobriu que princípios aprendidos em sua experiência poderiam ser também aplicados no Setor: “No primeiro momento, eu imaginei que tudo aprendido na faculdade e nos meus 20 anos de experiência não fossem ser úteis, mas muita coisa estou aproveitando. A parte de gerenciamento de recursos, mão-de-obra, estoque e fluxo de caixa, por exemplo. Consegui implementar muitas melhorias nesse sentido, o que representou um ganho para a empresa”, conta.

    Em sua imersão no universo das padarias, ela decidiu se especializar e adquirir todo o aprendizado possível. Foi quando soube do trabalho do Márcio. “Meu primeiro contato com ele foi pela internet, quando entrei no site do Sebrae e li um artigo sobre indicadores, ao final vi que era dele. Em uma conversa com a diretora do Sindicato daqui, Carla Carnevali Gomes, lembro que ela me falou sobre a importância de receber uma consultoria e o indicou, dizendo que é o melhor do país, fiquei com esse nome na cabeça, Márcio Rodrigues. Mais tarde pude conferir que ela tinha dito a verdade em tudo que me passou sobre ele".

    Identificando uma queda de faturamento, ela decidiu entrar em contato e participou também de um projeto realizado no Estado, tornando com o tempo a Q'Delícia uma das empresas atendidas pela mentoria da Metodologia Propan. “O Márcio trouxe novas receitas, novas ideias, bolamos juntos uma estratégia, e naquele momento era tudo ou nada. Estava com problemas no almoço, então orientada por ele baixei o preço, investi em propaganda para trazer pessoas e estamos caminhando, ele tem me ajudado muito nesse tempo como meu mentor”, declara.

    Ainda de acordo com ela, em 2018, por volta do mês de julho, a loja passou a contar com o buffet de café da tarde, uma modalidade nova na cidade até então, possibilitando ao cliente se servir com pequenas porções de cada item do mix. “Isso foi um verdadeiro reboliço na cidade quando implantamos, e nos trouxe uma visibilidade muito boa”, conta ela, que fala também sobre as promoções realizadas, a opção de entrega dos produtos e também dos campeões de venda atualmente, dentre eles a procuradissíma marta rocha, um dos 50 sabores  de torta disponíveis no mix.

    Um lugar para o cliente sentir-se em casa: a nova marca da famosa Q'Delícia

   À frente do negócio desde a aquisição da empresa, Alexandra conta que não abre mão de ficar no atendimento aos clientes na parte da tarde, momento em que consegue captar as sugestões do público. “Eles ficam felizes quando a gente implementa as sugestões que eles dão, e aqui eles sempre tiveram muita liberdade para criticas e sugestões, o que me surpreendia muito”.

    Com a ideia de mudar, Alexandra identificou as melhorias necessárias e colocou em prática as primeiras mudanças. “Sou uma paulista, não sou gaúcha, e moro aqui desde 2013. Como trabalhava em Porto Alegre, apenas dormia na cidade, e quando entrei na padaria pela primeira vez foi para ver como era. Sentei em uma mesa para ver como seria estar ali, o que ia acontecer, e vi que os produtos não eram bons, e a estrutura física deixava a desejar. Então decidi que íamos aproveitar a fama da padaria, e melhorar o atendimento. Ajustei a equipe e possibilitei que algumas atendentes fossem a outras empresas, onde pudessem analisar o atendimento recebido no papel de clientes, tendo assim outra experiência”.

    Determinação, criatividade e muito trabalho: traços de uma mulher que desde cedo ocupou posições de mercado tradicionalmente atribuídas a homens

    Hoje como gestora de um negócio no Sul do país e em um segmento ocupado em grande parte por homens em sua região, Alexandra conta que ser atualmente uma das representantes do segmento nesse cenário não a intimida. “Desde os 18 anos faço coisas que as mulheres geralmente não fazem, me formei como técnica em mecânica em uma turma onde havia apenas duas mulheres, depois fiz engenharia mecatrônica, onde éramos apenas três e, antes de estar aqui, coordenava um grupo de engenharia em São Paulo. Então cheguei  com a força que sempre tive e colocando tudo com a minha cara por aqui.”

   Enfrentando a forte concorrência do local, ela conta que o segredo é acreditar naquilo que se faz e ouvir os clientes.  “Temos duas padarias bem conceituadas aqui bem próximo, mas sei do nosso valor”, afirma. Planejando a médio prazo uma reforma estrutural e também uma padronização dos produtos do mix, ela diz contar com a ajuda da consultoria para isso. Na última visita realizada pelo Márcio ao passar pelo Sul, ela relembra o quanto ele, idealizador da Metodologia Propan, ficou impactado ao ver o crescimento da loja e brinca: “Se pudesse teríamos o apoio dele aqui todos os dias”.

    À frente de uma empresa já consolidada há décadas, porém com uma nova direção e que mesmo em tão pouco tempo já colhe frutos do trabalho realizado até aqui, Alexandra segue no mercado sabendo que sua desenvoltura hoje na panificação tem, além do apoio do Márcio, o respeito e a admiração dos clientes, que cada vez mais satisfeitos aprenderam a escolher a Q'Delícia diariamente.

 

 

 

 

 

 

 
 
 
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