Mesmo que um empresário não se atente para isso, ao iniciar um negócio, ele está criando para ele um, código de valores que irá nortear o modo como aquele empreendimento será conduzido. Em outras palavras, está criando uma cultura organizacional. Ou seja, a cultura começa junto com a empresa a partir do que ela idealiza; parte dos seus fundadores, seus valores e sua execução nos relacionamentos profissionais e pessoais que impactam o negócio.
E a partir da chegada dos colaboradores e suas referências pessoais, profissionais, além das metodologias de trabalho aliadas ao desenvolvimento comercial e crescimento, esta identidade da empresa incorpora novas características. Ao longo do tempo, essa personalidade se torna variável conforme as alterações que modificam aspectos de seu funcionamento.
A cultura corporativa é a síntese do negócio e se reflete no modelo de gestão, na relação profissional com colaboradores, consumidores e nas suas estratégias e metodologias. Define as atitudes diárias com os diferentes públicos, sendo um guia para a atuação no mercado e mesmo para as relações internas.
Identidades e desgastes
A identidade de uma empresa está presente nas ações, nas relações e nos mínimos detalhes que formam o negócio. É algo que “está no ar” e se percebe, mas de forma um tanto indireta. É preciso cultivar um bom ambiente, permitir que boas práticas sejam rotinas, que os procedimentos e normas sejam obedecidos para criar um ambiente favorável ao bom desempenho.
Quando um novo profissional chega a uma empresa ele não conhece o cotidiano do negócio e nem está integrado à sua cultura. O processo de capacitação precisa permitir a ele uma imersão em seus valores e permitir sua integração ao ambiente, de maneira que ele se aprofunde (e de preferência se envolva) na história e naquilo que a empresa acredita. Havendo essa sinergia, tanto a empresa ganhará com o funcionário quanto este poderá contribuir mais para o desenvolvimento, seu e do negócio.
Manter o foco é importante para solidificar a cultura organizacional
Entretanto, o crescimento da empresa muitas vezes provoca desgastes nos relacionamentos internos com seus próprios colaboradores. Estes colaboradores precisam ser estimulados para que se sintam realizados e possam oferecer seu maior potencial.
Vale muito a empresa oferecer incentivos para os funcionários desenvolverem suas atividades e auxiliar na criação de um ambiente positivo. Quando os funcionários tomam as próprias decisões, as empresas percebem mais envolvimento da equipe nas execuções das suas atividades e produtividade na execução de projetos. E bons profissionais são a base de toda a organização. São eles que operam as atividades da empresa, se relacionam com clientes e produzem. O desenvolvimento de uma cultura corporativa afeta todo o direcionamento do negócio. Por isso é fundamental estar atento à situação do ambiente da sua empresa e trabalhar para melhorá-lo continuamente.
Desenvolva uma filosofia de trabalho: missão, visão, valores, objetivos...
Uma empresa que tem bem definida a sua filosofia de trabalho e a coloca em prática conquista a confiança do cliente e o apoio dos funcionários. Isso se reflete em todas as áreas de atuação do negócio. Daí a importância de um bom planejamento empresarial e organizacional, que leve em conta não apenas os aspectos financeiros, mas também a composição de todo um ambiente que envolva a conquista dessas metas.
E isso envolve a definição da filosofia de trabalho, que pode ser traduzida por aspectos como missão, visão, valores e objetivos. Se a sua empresa ainda não tem esses preceitos definidos, veja as sugestões a seguir e as desenvolva, de acordo com aquilo em que você acredita e espera alcançar.
- Visão: é o que se idealiza para a empresa. A declaração de visão deve ser construída com base em seus valores, sonhos, ambições, para servir como um norte aos esforços coletivos de seus funcionários. É preciso vislumbrar o negócio no futuro: a imagem dele diante dos clientes internos e externos, espaço ocupado no mercado, entre outros.
- Missão: definir a missão implica em orientar e delimitar sua ação, perante seus funcionários, fornecedores, clientes e vizinhos (sociedade em si). A missão exprime a razão da existência da organização. Uma boa definição de missão deve contemplar clientes finais, clientes intermediários, clientes internos, fornecedores, a sociedade e outros setores envolvidos com as atividades da empresa.
- Valores: entende-se como valores as crenças básicas, ideais e éticas que são levados em consideração por ocasião da tomada de decisão na organização. A escala de valores serve como base para o estabelecimento das regras de conduta de todos os funcionários.
- Objetivos: depois de definir visão, missão e valores, cabe estabelecer um direcionamento estratégico. Estabelecer objetivos para o futuro, que sejam uma referência para as ações no presente. Os objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão.
Percebeu a importância de ter um direcionamento para seu negócio? Certamente quando todos do time se voltam para o mesmo lugar, fica mais fácil alcançar as metas traçadas. E a construção de uma cultura organizacional sólida facilita essa conquista. Não deixe de relembrar sempre esse código de conduta. Vale deixar exposta a missão, os objetivos gerais da empresa, para que todos os envolvidos não se esqueçam e possam contribuir no dia a dia. E mesmo para que os clientes vejam que aquele negócio vem sendo construído sobre bases sólidas, isso costuma ser valorizado.
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