Imprimir Notícias

Mercados de bairro sobrevivem com atendimento personalizado - Postada em 29-05-2012 às 07:20:40


Os pequenos mercados não tem perdido espaço para grandes redes, pois encontram um diferencial: personalizar o atendimento 

 

Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, os pequenos mercados não têm perdido espaço para grandes redes de hipermercado. "Eles encontraram um diferencial, que é atender com mais personalidade", explica João Sanzovo, diretor de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados - Apas. A presença diária do dono faz a diferença, além da praticidade de comprar em locais próximos às residências.

 

A comprovação da boa fase dos mercadinhos veio com um levantamento divulgado este mês pela Apas. Os resultados mostram que pequenas empresas cresceram mais do que hipermercados, supermercados e autosserviço quando analisada a venda semanal em cada uma das lojas.

 

A variação em percentual das redes varejistas de menor porte foi a maior entre as quatro analisadas, com uma venda semanal de R$ 188 mil por loja, ou 21,7% a mais do que em 2010. Os supermercados venderam em média 6,3% a mais do que em 2010. Já a categoria de autosserviço somou crescimento de 2,3% e os hipermercados tiveram um decréscimo de 3,7% na média de movimentação semanal.

 

Praticidade é um ponto forte dos mercados de bairro

 

Segundo o levantamento da Apas, a motivação da compra pelos consumidores tem sido baseada em quatro fatores: "sofisticação", "indulgência", "fazer bem" e "praticidade". E é neste último item que os pequenos supermercados apresentam bons resultados, por estarem localizados normalmente próximos das casas dos consumidores.

 

A pesquisa da Apas apontou também que 84% dos consumidores optam por três canais ou mais para se abastecer, pois não conseguem encontrar tudo o que desejam em apenas uma loja.



Competitividade
 

Para se tornar mais competitivos, as lojas de vizinhança também têm procurado inovar em suas práticas comerciais. Desde 2008, começaram a surgir as centrais de compras, locais em que as lojas de menor porte se unem para negociar melhor com os fornecedores e se manterem competitivas. Em São Paulo, existem 20 centrais de compras e cada uma delas reúne de 20 a 320 varejistas.

 

“O poder de barganha aumentou, por isso o preço praticado não está muito longe daquele do hipermercado. A prática já está disseminada pelo País", afirma João. Nos mercados de bairro, segundo a Apas, o cliente encontra 48% dos itens com preços mais baratos do que nos hipermercados.



Desafios do setor

O setor varejista com um todo faturou R$ 224,3 bilhões em 2011 ¿ valor 11,3% maior do que em 2011, segundo dados da Apas. Com o cenário positivo, a maior dificuldade das pequenas empresas tem sido a gerencia do próprio negócio.


"O empreendedor às vezes tem dificuldades em administrar corretamente a sua unidade, se atrapalha com as exigências legais e de fiscalização", avalia o executivo da associação. A saída para o problema, segundo ele, é buscar qualificação por meio de cursos que garantam a capacitação para questões cotidianas.

 

___________________________________________

O Instituto ITPC, através de consultorias auxilia a sua empresa a investir em inovação e em novas maneiras de atendimento de acordo com o perfil de cada cliente para que sua empresa conquiste espaço no mercado em que atua. Entre em contato pelo e-

e-mail: itpc@institutoitpc.org.br para mais informações.


 

Fonte: Site do Instituto Tecnológico ITPC (Nossas notícias)

 

 

Recomendar para amigo

Últimas matérias Data
Curso de Transferência de Tecnologia para Padeiros e Confeiteiro 11-04-2014 às 15:11:17
II Seminário Alemão com Foco na Melhoria da Qualidade do Pão Brasileiro 24-03-2014 às 14:57:07
Seminários em MG 05-03-2014 às 16:00:12
Fennopan 2014 05-03-2014 às 15:35:29
Formando equipes de alta performance 05-03-2014 às 14:29:56
Faturamento de padarias e confeitarias brasileiras cresceu 8,7% em 2013 05-03-2014 às 14:03:37
Seminário Gestão de Cafeteria, promovido em Brasília, conta com palestra da Fleischmann 21-02-2014 às 09:09:35
Propan capacita Núcleo de Panificação e Confeitaria 18-02-2014 às 16:06:42
Pão da Serra recebe prêmio Baker Top 2013 04-12-2013 às 11:56:36
Curso Intensivo Metodologia Propan é realizado em Belo Horizonte/MG 04-12-2013 às 11:11:49
Próxima  >> [1]   2  3  4  5  6  7  8  9  10 

Tamanho da fonte:



Pesquisa Virtual

O que chama a sua atenção nas feiras do setor?

Palestras

Oficinas

Clínicas tecnológicas

Visitas técnicas

Debates

Votar | Ver resultados


Destaques