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Jardim Cristal - Investimento constante para garantir bons resultados - Postada em 24-05-2012 às 07:49:42

 por Priscila Oliveira




Há 19 anos no mercado, a padaria é referência em Panificação e Confeitaria no Paraná

 

Fundada em 1992 pelo casal Luiz e Sirlei Kleinibing, na cidade de Cascavel/PR, a Jardim Cristal nasceu como uma Casa de Carnes. Dois anos depois da abertura surgiu a oportunidade da Casa adquirir uma padaria que ficava ao lado do estabelecimento. A partir de então, os proprietários passaram a atuar na industrialização e venda de pães, confeitaria e conveniências. A Jardim Cristal incorporou o espírito da Panificação não se esquecendo das raízes e, ainda hoje, comercializa carnes assadas aos domingos e feriados e carnes frescas diariamente. A casa tem um estilo moderno, seguindo a tendência de padaria gourmet e funciona das 06h30 às 22h20 de segunda a domingo, incluindo feriados.

 

“Quando abrimos o negócio, contávamos apenas com cinco funcionários, sendo quatro deles pessoas da família e mais um padeiro/confeiteiro”, lembra o proprietário. Consolidada no mercado, os bons resultados vieram com muito trabalho e investimento em melhorias. A Jardim Cristal recebe consultorias do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação - Propan há nove anos.

 

Atualmente a loja conta com 20 colaboradores e oferece buffets de café da manhã, almoço e massas. Diariamente, estão à disposição do cliente 12 pratos quentes, 4 tipos de carnes, 8 tipos de saladas, 4 tipos de massas e 05 molhos, além de 2 tipos de sopa (em festivais temáticos, a padaria aumenta esse número para 6 opções). Os festivais são realizados toda semana na Jardim Cristal, com diversos temas. Além disso, a casa ainda oferece o serviço de lanchonete que conta com 18 tipos de lanches.

 

Seu tíquete médio é de R$ 8,56, e o pão francês é o carro chefe, representa 8,63,% de faturamento, seguido pelo  pão de queijo com 3,96%, pão caseirinho 1,16% e pão de milho (broa caseira) 0,90%. De acordo com os proprietários, mais de 400 pessoas frequentam a loja diariamente, chegando a 600 pessoas no final de semana. Na confeitaria, os produtos preferidos da clientela são as tortas, os pudins, ‘cueca virada’, bolos secos, sonhos e petit four. E vem mais novidades por aí, segundo Luiz, a previsão é que em 2012, a padaria disponibilize aos clientes os serviços de pizzaria e chopperia.

 

Trajetória de Crescimento

 

2002 – Consultoria Propan - apoio do SEBRAE


2002 – Informatização da Padaria


2003 – 1ª Reforma  

“Com a pequena reforma, passamos a servir refeições em um pequeno espaço com apenas quatro mesas”, conta Luiz.

2003 – Começam a servir refeições


2005 – Consultorias e treinamentos

“Voltamos novamente a participar do projeto, desta vez em oito módulos, sendo um consultor para cada módulo. A partir daí foi só alegria com ótimos resultados”, celebra Luiz . 


2005 – Certificado de “Selo de Ouro” do Propan


2006 – Compram a sede da Padaria

“Nesse mesmo ano, também atuando com o Propan, fizemos mais uma reforma na loja, ampliando o mix de produtos e ampliação, da área de vendas compreendendo uma área maior para o restaurante onde passamos a oferecer alem de um variado cardápio no almoço, bufê de café da manha, café da tarde e a noite sopas” afirma o proprietário.


2006 – 2ª Reforma


2007 – Prêmio Empresa Destaque Propan (foto da premiação)

“O programa teve uma importância relevante em nosso negócio e também para o setor de panificação de nossa região, pois a partir do treinamento as padarias houve uma evolução muito grande. Acredito ter sido um divisor de águas, o antes e o depois”, revela Luiz.


2008 – Luiz assume a presidência do Sindicato

“Participo do sindicato desde 1994. Fui vice-presidente por seis anos e há três anos sou presidente. Sempre levo comigo a preocupação de manter a categoria unida e sempre bem informada, lutando na defesa dos interesses de todos os associados. Hoje contamos com fortes parcerias e realizamos  palestras, treinamentos e capacitação dos empresários,  colaboradores, desenvolvimento de novas tecnologias e novos equipamentos” conta o proprietário.


Colhendo os Frutos

De acordo com Luiz, desde que começou a trabalhar com o Propan a produção própria da padaria cresceu em 62,5%, e obteve um aumento de mais 500% no faturamento. Ou seja, hoje a padaria fatura seis vezes mais devido aos investimentos de melhoria de processos e gestão implantados na padaria. “Analisando todos esses anos de trabalho junto ao Propan, concluo que está sendo muito gratificante. Começamos em uma sala de 40 m² e pagando aluguel. Hoje estamos em um prédio próprio de 850 m², área de produção, e área de venda em torno de 250 metros. Não vamos parar por aqui, o investimento em treinamentos e em melhorias da loja, inovação de produtos, elaboração de planejamento estratégico serão constantes”, finaliza Luiz.

Revista Multiplicar - Outubro 2011


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