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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Pão do Parque, uma história de prêmios, trabalho e compromisso com a panificação do país
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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Pão do Parque, uma história de prêmios, trabalho e compromisso com a panificação do país
Criada por um dos maiores empresários da panificação paulista, a Rede foi uma das primeiras panificadoras de São Paulo a ser informatizada
por Elisangela Santos
25/07/2019

    Considerada uma das 100 melhores padarias do país, segundo o Selo de Qualidade da Revista Panificadora do Brasil, e também eleita uma das 25 mais tradicionais do Estado de São Paulo, a história da Rede Pão do Parque fala por si só e revela como crescer progressivamente no Setor. Com importantes premiações e presente hoje em quatro unidades, a empresa foi reconhecida em Gestão do Meio Ambiente no Prêmio Bunge e também premiada pela Metodologia Propan na categoria Desempenho Máster, colocando seu nome no roll das melhores do país.

    Fundada em 1980, a marca começou como um pequeno armazém criado pelo Senhor Rubens Casselhas, um empresário que seguiu a carreira do pai na panificação e criou uma pequena boutique de pães com o nome Pão do Parque, uma referência à localização no bairro Parque Continental. De lá para cá, aliando técnicas de produção, busca de conhecimento em todas as áreas da panificação e dedicação, a Rede experimentou um crescimento impressionante no mercado, vindo a passar dos primeiros 10 funcionários iniciais para cerca de 200, contando com as equipes das lojas e também da Sweet-House, conhecida como a famosa fábrica de pães e doces da Pão do Parque.

 

    De acordo com Fabiana Casselhas, filha do fundador da empresa e também responsável por uma das unidades, o amor pela panificação foi o grande legado recebido pelo Senhor Rubens e transmitido aos filhos, que hoje seguem no Setor. “Chegamos até aqui graças ao empenho do meu pai em oferecer produtos de qualidade, cativar e fidelizar clientes de forma ética e moral. Nos espelhamos nele e hoje transformamos a Pão do Parque em uma genuína empresa familiar”, afirma.

    Considerada a unidade-mãe, a unidade do Residencial Parque Continental apresentou com todo trabalho realizado um crescimento expressivo, o que possibilitou o processo de abertura de novas unidades, fixando-se também em outros pontos da cidade em um processo de expansão. Foram abertas então as unidades São Francisco, Politécnica e Bela Vista, além da central de produção, que conta atualmente com um mix de cerca de 400 itens de produção própria.

    Ainda segundo Fabiana, a gestão da empresa é hoje totalmente familiar, contando com seus irmãos também à frente do negócio: “Rubens Júnior é o responsável pela unidade da Politécnica e também de Osasco, além de cuidar da área administrativa; já a irmã Simone é responsável pela Central de Produção da marca e cuida também do RH da empresa; embora Fernando não trabalhe no grupo Pão do Parque, também atua no segmento de Panificação e tem sua própria padaria no bairro Anália Franco, a Parisien, enquanto eu sou responsável pela unidade da Vila São Francisco e cuido do Marketing da Rede”, explica Fabiana.

Perpetuando um legado e dando continuidade a história

    Entre os momentos mais difíceis e cruciais para a empresa, Fabiana aponta a centralização da produção e do administrativo e também a estruturação do RH. Um dos destaques da marca, sem dúvida é a Sweet-House: “Seguimos critérios rigorosos de fabricação, e o padrão de nossos produtos fica por conta da experiência e consultorias sobre o processo de produção, indo desde a compra ate a distribuição nas lojas”.

    Desde sua fundação, a Pão do Parque investiu nas novas tecnologias e na busca constante de aperfeiçoamento de seus processos. “A empresa recebeu consultorias do Propan e do Marcio Rodrigues em diversas áreas e em vários momentos, quando percebíamos que tínhamos dificuldades em organizar determinado setor ou implantar algo novo, sempre íamos nos socorrer".

    Como uma das empresas atendidas pela Metodologia Propan, Fabiana avalia como muito positivo o trabalho no Setor: “Marcio tem muita experiência com padaria e demonstra muito bem o cenário geral com os números que apresenta, dessa forma podemos melhorar e tornar nosso negócio mais lucrativo”, afirma.

    Com foco em otimizar a estrutura atual, a gestão da empresa prevê a reforma da unidade da Politécnica, que será ampliada até o final de 2019. Como uma empresa que não deixou de acreditar no Setor e investir em melhorias, mesmo nos tempos mais difíceis da economia, a Pão do Parque segue honrando a panificação e também a garra e o talento de quem acreditou em sua força desde os primeiros passos de sua história.

 
 
 
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