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Série Cases da Metodologia Propan: Moinho Itália, um sucesso fruto do casamento entre o primor do ofício e a tradição europeia no Espírito Santo
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Série Cases da Metodologia Propan: Moinho Itália, um sucesso fruto do casamento entre o primor do ofício e a tradição europeia no Espírito Santo
Fundada em 2011, a marca está agora no processo de abertura de sua central de produção e é um dos destaques de seu Estado
por Elisangela Santos
21/06/2019

    Uma das maiores redes de padarias do Espírito Santo é também uma das marcas mais lembradas pelos capixabas atualmente. A Moinho Itália Confeitaria Gourmet está presente hoje em quatro unidades do Estado e conta com uma gestão focada em uma gastronomia diversificada e, acima de tudo, em uma linha mais saudável para seus clientes.

    Fundada por Elio Pimentel, a empresa traz uma referência ao trabalho desenvolvido por ele desde a década de 1980, quando fornecia matéria-prima para a panificação, incluindo o próprio trigo, daí então a presença do Moinho em seu nome; casado com Janete Benichio, uma italiana visionária que acrescentou ao negócio as tradições de sua descendência, a empresa foi fundada aliando o conhecimento do Setor ao primor europeu, recebendo então o nome de Moinho Itália.

    “Fornecemos matéria-prima para o Setor até 2011, quando mudei o eixo de fornecedor para trabalhar ativamente com nossa própria padaria. Vendi então os equipamentos para a produção da farinha e demais produtos que tínhamos até então e montamos a primeira unidade na Mata da Praia”, conta Elio Pimentel ao falar sobre a abertura em um dos bairros da capital Vitória.

   Em sua primeira observação sobre a rotina dos clientes na loja, ele percebeu os picos de movimento, ocorridos pela manhã até às 8h30 e, depois, no período da tarde, quando o público voltava, e identificou uma oportunidade para estimular que as pessoas passassem mais tempo na loja, decidiu então criar um novo modelo de negócio que acolhesse a cartela de clientes com necessidades ao longo do dia. “Criamos uma forma da empresa ser contínua, sem interrupção ou diminuição brusca no fluxo de clientes”, conta o casal.

Indo além de uma padaria: tudo o que um centro gastronômico é capaz de oferecer

    Buscando os clientes para os demais horários do dia, a empresa implantou demais opções e também investiu nos pães de fermentação natural: “Foi preciso observar primeiro para desenvolver a melhor estratégia. Implantamos o almoço completo, investimos em um mix bastante variado, e hoje são cerca de 500 itens, aplicamos também festivais que acontecem de segunda a sexta regulamente e nos atentamos à disponibilidade dos produtos, renovando toda a confeitaria e parte dos panificados ao longo do dia e mostrando para os clientes que estamos prontos a servir e a oferecer essa linha com uma gastronomia mais saudável”, conta Elio.

Ampliando a presença de mercado e dando o importante passo da central de produção

    A partir de 2016, a marca deu início ao seu processo de expansão, inaugurando outras unidades na Praia da Costa, no Jardim da Penha e também na Praia do Canto. Atualmente, a loja inicial segue como matriz, porém, a Moinho já deu início ao processo de transferência para a central de produção, no qual toda a gestão está incluída atualmente.

    “Olhando para fora da empresa, vimos que os amigos estão indo para esse modelo. Também temos participado de palestras, estivemos presentes no seminário do Márcio Rodrigues sobre o desenvolvimento de uma central de produção, entramos em um processo de aprendizado e agora estamos na fase de execução para o funcionamento da nossa, estamos no meio desse processo, no decorrer da história”, afirma Elio.

    Para a implantação do projeto, a gestão precisou focar na demanda, verificar os controles, a pré-pesagem, alinhar as receitas, planejar a distribuição dos produtos e calcular a dinâmica dos pedidos que saem da loja para dentro da fábrica. “Já temos isso desenhado, vamos passar por um aprimoramento para a logística, uma estrutura melhor para que as lojas recebam o produto sem que eles percam nenhuma de suas características”, declara. Como uma das empresas que receberam a consultoria da Metodologia Propan em todo Brasil, a Moinho Itália também recebeu e aplicou os princípios de gestão nas áreas do negócio. “Já conhecíamos o trabalho do Márcio quando éramos fornecedores, e quando abrimos a padaria pedimos a orientação dele, que foi fundamental. O Márcio sempre traz a notícia, o norte, e conta como está indo o mercado, a visão dele é fundamental”.

Identidade própria, experiência gastronômica e a certeza do diferencial que conquistou a preferência dos clientes

    Após começar com aproximadamente 40 funcionários, hoje a empresa mais que triplicou, chegando a marca de 150 atualmente. Com uma confeitaria muito forte, a Moinho inovou com o conceito gourmet e diversos produtos do mix hoje entraram para a lista dos mais procurados. “Nossas tortas contam com 90% de recheio e já são bem famosas, nos dedicamos muito ao artesanal, trabalhamos com uma farinha de alto padrão justamente para ter o diferencial em nossos pães e isso nos traz um retorno muito positivo do cliente”.

   Dentro da rede, o casal conta que cada padaria tem sua própria identidade, e dentro dessa realidade há o desafio diário de manter uma equipe motivada, manter a qualidade dos produtos dando continuidade ao trabalho feito desde a década de 1980, controlar os custos, reger os gastos e cuidar da produção diária. Quanto ao diferencial da empresa, os gestores acreditam na experiência emocional transmitida dentro de cada unidade e também no atendimento gentil. “Nossa origem é o abastecimento de mercado e a busca por fazer sempre o melhor, foi assim que chegamos até aqui, e será assim que a Moinho Itália levará a sua marca na panificação”.

 
 
 
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