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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Riconi Alimentos, uma empresa que produz soluções para o mercado do foodservice no Brasil
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Série Cases de Sucesso Metodologia Propan: Riconi Alimentos, uma empresa que produz soluções para o mercado do foodservice no Brasil
Comprada em junho de 2009 pelo empreendedor e fundador da Pirata Alimentos, a instituição atua hoje em 16 estados do país e realiza neste ano o seu primeiro Seminário Internacional
por Elisangela Santos
17/05/2019

    Reduto de importantes empresas da panificação no país e polo de tecnologias que se espalham por todos os estados. Minas Gerais tornou-se uma importante coluna de estruturação para o setor e é hoje sede de importantes instituições da panificação no Brasil. Atualmente, é daqui o atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), com atuação em todo território nacional desde 1957.  Foi aqui também que houve a criação da Metodologia Propan, com atendimento de mais de 12 mil empresas e que completa em 2019 os seus 25 anos.  

    Seguindo essa linha, é das Minas Gerais também a origem da Riconi Alimentos, empresa especializada em entregar ao mercado de foodservice e, especialmente aos segmentos de panificação e confeitaria, soluções que atendam às necessidades na produção de alimentos. Com alto padrão de qualidade, a atuação da Riconi expandiu-se por todo o Brasil e, hoje já são 16 estados atendidos por seus produtos. Atualmente no rol das empresas mais atuantes no setor, a empresa completa uma década de estudos, trabalho e desenvolvimento de matéria-prima para atender às demandas diárias de produção de inúmeras empresas todos os dias.

    Tendo à frente a empresária Márcia Netto, a Riconi possui um mix de produtos composto por 73 itens, distribuídos entre misturas para pão de queijo, misturas para bolos tradicionais e cremosos, chocolate em pó, corantes, fermento químico, melhoradores, óleos emulsificantes, recheios e coberturas, misturas para pães especiais e tradicionais, dentre outros. “Meu pai foi um grande empreendedor e fundador da Pirata Alimentos, reconhecida nacionalmente no segmento de molhos, temperos e condimentos. Com a venda da Pirata para a Vilma Alimentos, quando ela completava os seus 40 anos de existência, meu pai descobriu a Riconi e, então, mandou fazer um estudo de viabilidade da empresa, que já operava de portas fechadas. Foi então que ele viu o potencial para recuperá-la no mercado e a adquiriu com esta finalidade. Seu objetivo era que um dos filhos tocasse o negócio, e na época eu aceitei o desafio”, declara Márcia.

    De lá para cá, a empresa experimentou um novo modelo, saindo do ponto onde se encontrava para uma nova imagem e atuação de mercado. Foi dada então a largada para uma busca intensa na melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços. Mais que isso, a empresa inovou inserindo novas tecnologias e somando parcerias para seu crescimento e maior representatividade. Como resultado, sua presença em cada vez mais pontos do país revela o reconhecimento do setor a todo o trabalho entregue pela companhia. “Vejo nossa inserção em outros estados como consequência de um trabalho bem feito e do atendimento. Nossa equipe de desenvolvimento de produtos é formada por engenheiros de alimentos e, quando necessário, consegue também adequar o produto à cultura e gastronomia de cada região, personalizando o atendimento a estes novos mercados”, informa Márcia.

    E é exatamente em prol de oferecer soluções para o foodservice que ocorreu a importante união da Riconi com a Metodologia Propan, visto que as aspirações de ambas foram sempre de encontro ao desenvolvimento dos segmentos da panificação e confeitaria. Celebrando uma parceria nacional de três anos, hoje a Riconi apoia as Caravanas Propan em todo país e leva sua marca a um público ávido pelas novas tecnologias do setor. “Sou muito feliz em trabalhar com o Márcio Rodrigues. Além de ser um profissional extremamente competente e com grande experiência no mercado de Panificação e foodservice, ele é uma pessoa de fácil relacionamento, muito ético e educado. Ele é um parceiro de verdade e tem trazido uma grande contribuição para a empresa” conta Márcia.

    Com o propósito de apresentar à panificação o cenário atual, indicadores, tendências e o que há de mais adequado para uma produção com altos padrões, Márcio é hoje um dos responsáveis por abrir novos caminhos e aproximar os geradores de matéria-prima aos líderes de negócio que buscam soluções e maior praticidade para a produção diária. E é justamente este um dos frutos da parceria entre a Metodologia Propan e a Riconi. “Como nossos clientes em sua maioria são distribuidores, ficávamos muito afastados do dia a dia da padaria, o que nos impedia de conhecer melhor as necessidades deste segmento. O Márcio nos trouxe, então, este olhar da ponta, que é a padaria, nos fazendo conhecer melhor as demandas e soluções para a panificação. Através da sua parceria, começamos a investir mais em pesquisas, buscar novas tecnologias e trabalhar melhor nossa linha de produtos, que passou por algumas reformulações em suas receitas”, destaca Márcia.

   

Desenvolvimento de produtos: um dos frutos de uma parceria desenvolvida para atender o foodservice

    Tendo como um de seus diferenciais de mercado a constante otimização do mix de produtos, a Riconi alinha seu trabalho à entrega de resultados que atendam as necessidades dos clientes. Com uma perspectiva que não se baseia apenas em números e lucros imediatos, a empresa despontou em atuação com visibilidade para os efeitos a longo prazo. Também neste ponto, a parceria com a Metodologia Propan produziu benefícios para o varejo alimentar. De acordo com Márcia, essa reciprocidade promoveu auxílio aos trabalhos realizados:

    “Uma grande contribuição está sendo o desenvolvimento de produtos, através do intercâmbio da equipe de engenharia da nossa empresa e da equipe Márcio Rodrigues. Todo este trabalho que vem sendo desenvolvido nestes três anos de parceria tem agregado valor não só aos produtos Riconi, mas também à credibilidade da marca no mercado”, pontua a gestora.

    Dentre os produtos desenvolvidos, está o Àutes, um blend de massa madre e enzimas para massa doce, semidoce e massa rica, fruto da parceira e que leva a assinatura do consultor Márcio Rodrigues. “Durante os trabalhos de consultoria nas empresas, identificamos a necessidade de trabalhar o diferencial nos pães produzidos para que viessem a ter mais maciez e competitividade nas padarias, e isso sem perder na comparação com os industrializados. O Àutes foi criado, então, somando massa madre produzida na Alemanha e enzimas que garantem a leveza, maciez e durabilidade nos produtos que recebem sua aplicação”, relata Márcio, o idealizador da Metodologia Propan.

    Uma década de trabalho, comprometimento e conquistas que já preanunciam os próximos dez anos no mercado

    Como parte das comemorações de seus dez anos de atuação, a empresa realiza em 6 de junho o Seminário Internacional Riconi Alimentos com o tema: “Tecnologia e Soluções Para o Mercado de Foodservice”. Com realização na FIEMG, no bairro Cidade Industrial, em Contagem, o evento contará com uma apresentação de Eberhard Wusi Roos, técnico consultor com trabalhos na América e Europa. Segundo Márcia, o objetivo deste encontro é a transmissão de dados e informações importantes sobre inovação, tecnologia, aprimoramento da gestão, processos e outros fatores que impactam positivamente o negócio, promovendo o fortalecimento das empresas que atuam neste mercado.

    “A expectativa é que o evento reúna o máximo de participantes e que possamos fazer outros como este, fomentando a consciência de que precisamos estar atentos às mudanças para nos adequar às necessidades do mercado”, informa. Com uma atuação que abrange hoje a responsabilidade social, por meio de projetos realizados junto à comunidade, a empresa tem atualmente parceria com duas instituições: o CECORE (Corredores do Reino), fundada por um brasileiro na África, que trabalha o desenvolvimento das crianças através do esporte e da educação com base em princípios cristãos, e também a Embaixada do Altíssimo, que ampara mães e filhos e que trabalha a restauração familiar e também a reintegração social.

    “Chegar até aqui não foi nada fácil e se manter no mercado também não é. Por isso, me dou como vitoriosa, mas temos ainda muito a fazer e conquistar. O momento agora é de fortalecer nossos diferenciais estratégicos e olhar para frente, aproveitando as oportunidades e desenvolvendo parcerias estratégicas e comerciais que nos deem condições efetivas de crescer e também aumentar nossa participação no mercado brasileiro e, quem sabe, expandir a atuação da Riconi para outros países.  O que quero é isso, continuar fazendo aquilo que sei: desenvolver projetos que visem a transformação de vida das pessoas”, finaliza Márcia.

 
 
 
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