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Série Cases de Sucesso - Pães e Broas: a premiada padaria carioca que se tornou um dos destaques do Procompi
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Série Cases de Sucesso - Pães e Broas: a premiada padaria carioca que se tornou um dos destaques do Procompi
Como uma das participantes do Projeto da Firjan, a empresa soube se sobressair com dedicação e apresentação de resultados
por Elisangela Santos
22/03/2019

    O ano de 2019 tornou-se um divisor de águas para 16 padarias do Estado do Rio de Janeiro, isso porque, em parceria com a Firjan, o Instituto Educare colocou em prática o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), atendendo a empresas do segmento da panificação e confeitaria da região metropolitana da capital.

    Com foco no treinamento coletivo e prestando também consultoria individualizada, durante o andamento do projeto foi possível observar a alta do crescimento médio das empresas, crescimento no volume de negócios e também a redução dos desperdícios, tudo para fomentar a competitividade no mercado e gerar soluções para as empresas de forma segura e com maior saudabilidade.

    Dentro deste contexto, um dos destaques na participação é a Padaria Pães e Broas, localizada no Cachambi, um dos bairros da região metropolitana da cidade. Com início em 2005, a marca desafiou o mercado ao começar de forma tímida, porém com extremo primor pelo padrão de qualidade dos produtos: “Quando comprei a loja, a padaria já existia, então assumi com o objetivo de deixar tudo com a marca do nosso trabalho”, conta Adna Azevedo, proprietária.

    Com uma equipe totalizando apenas sete funcionários, um espaço de 70 metros quadrados e um mix de produtos ainda modesto, a padaria manteve suas atividades seguindo uma linha simples até então: “Produzíamos apenas um carrinho de pão francês para o dia todo, um pouco de sonho e havia também algo de mercearia e frios. A padaria vivia vazia, e o que mais me atrapalhou foi a falta de recursos, a estrutura física do local e, além disso, a falta de equipamentos”, relembra Adna.

Passagem de tempo: bom para quem se prepara, ruim para quem não tem planejamento

     De 2005 para 2010 a marca experimentou o seu primeiro crescimento, um anúncio dos bons tempos que ainda estavam por vir. “Nesse período, houve um aumento do faturamento, mas algo ainda pequeno. Foi então que, em 2010, fui convidada pelo Sindicato da Panificação a participar da consultoria do Márcio Rodrigues, e pude ver uma forma mais eficiente e profissional de administrar uma empresa”, revela Adna.

    Com um novo horizonte em perspectiva e também com novas ações estratégicas, foi possível identificar um novo momento para a empresa: “Entendi que a Adna de antes ficava na execução, pagava as contas e cuidava das compras e do abastecimento, mas era preciso ainda mais”, declara ela, que assumiu uma nova postura em sua administração. Determinada a ir além e incomodada com a rotina que até então não tinha o sucesso esperado, foi a vez de buscar capacitação.

    “Participei do primeiro projeto em grupo, e então comecei a colocar em prática o que aprendia”, conta ela, que de posse de novas diretrizes e ferramentas experimentou um novo crescimento, só que desta vez, maior. “Hoje são 140 metros de frente de loja, tenho uma equipe no total de 38 funcionários  e nosso mix de produtos cresceu, chegando aos 100 itens”, afirma ela, que ao longo do tempo soube impulsionar seu negócio, agregando novas tendências.

Garantir seu lugar no mercado é saber que há sempre um novo nível a ser atingido

    Desde 2010 o negócio entrou em uma evolução gradativa, porém com momentos muito significativos. Hoje a loja conta com 10 produtos campeões de vendas, incluindo, claro, o clássico pão francês, refeições, bolos e palha italiana. Há também o destaque para a infraestrutura, isso porque houve a ampliação do espaço, que passou a contar também com outro ambiente: a lanchonete.

    Reconhecendo a importância de todo trabalho desenvolvido, Adna fala ainda sobre a contribuição da Metodologia Propan: “Todo o método é muito específico, não é genérico, O Márcio fala a mesma linguagem que a gente e, assim, conseguimos perceber os gargalos”, expõe. Quanto a área que mais apresentou resultado, ela é enfática: “ Foi um conjunto, as áreas melhoram juntas. Aprendi sobre pré-pesagem, que não conhecia, mas hoje já implantamos aqui, e também sobre como avaliar e gerenciar os indicadores financeiros”,  conta.

    Representando os frutos colhidos com muito esforço e superação, a Pães e Broas recebeu importantes reconhecimentos, como Prêmio Empresa Destaque Propan 2011 – Homenagem Domingos Costa; Prêmio Sebrae Mulheres de Negócio 2014; Prêmio BAKER TOP 2015 – Padarias do Ano e Prêmio BAKER TOP 2016. “Tudo veio de muita dedicação aplicada. Somos uma empresa nova, que não teve suporte financeiro e precisou começar do zero para chegar até aqui”, declara.

    Para continuar crescendo, ela segue apostando na capacitação e também no foco que traçou para 2019: “Esse ano queremos solidificar os processos, diminuir as perdas e, claro, ganhar uma maior lucratividade”, conclui. Contente pelas respostas do negócio obtidas até o momento, Adna segue sabendo que há ainda muito mais para atingir e que a panificação do Rio de Janeiro vive hoje um novo momento na economia.

 

 
 
 
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