Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Série Cases de Sucesso - Premialy e Metodologia Propan: uma história de parceria, inovação e excelência na Panificação
NOTÍCIAS VOLTAR
Série Cases de Sucesso - Premialy e Metodologia Propan: uma história de parceria, inovação e excelência na Panificação
Com uma trajetória de quase três décadas, a rede investiu em aprimoramento, consolidou sua marca no setor e tornou-se referência no Vale do Aço
por Elisangela Santos
08/03/2019

    Quase três décadas de atuação no mercado de panificação e um trabalho sustentado por valores sólidos como competência, integridade e responsabilidade social. Essa é a história da Premialy, uma rede de padarias e lancherias que conta com oito lojas e uma indústria de produtos alimentícios congelados que produz mais de 70 toneladas de alimentos por mês, a Santonely.

    Conceituada como uma das marcas mais lembradas pelo consumidor de toda a região do Vale do Aço, a Premialy hoje está presente nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga e, juntamente com sua central de produção, alimenta diariamente milhares de pessoas. Fundada em 1991 pelo empresário e empreendedor Antônio Eugênio Fernandes, a rede começou como um pequeno negócio, em parceria com mais cinco sócios e uma equipe de apenas 15 pessoas no total. Porém, a partir dos anos 2000, tornou-se uma empresa familiar e investiu em conhecimento e novas tecnologias, o que possibilitou um crescimento seguro, gerando hoje em torno de 280 empregos diretos na economia.

    Como um forte exemplo e fonte de aprendizado para todo o setor de Panificação e também para o varejo do estado, todas as unidades da rede possuem uma estrutura física e tecnológica atualizada, bem como um eficaz sistema de gestão de pessoas e profissionais altamente capacitados. Oferecendo sempre aos consumidores produtos e serviços com alto padrão de qualidade e mantendo o relacionamento com o cliente como prioridade, a Premialy elevou seu negócio a altos patamares de responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade.

   Em todas as unidades são promovidas ações socioambientais que permitem aos clientes exercerem um importante papel de cidadania. Operações como cata-pilhas; coletores de óleo de cozinha da comunidade; doação de componentes eletrônicos; bolsa ecológica; campanha do Dia do Livro e da Árvore; campanha das Cartinhas de Natal e outras prestam à população um serviço de utilidade pública que tem como compromisso a construção de um futuro melhor. “Nosso objetivo sempre foi fazer a diferença, seja na qualidade dos produtos ou na diversificação do mix, assim como nas lojas com ambiente agradável e atendimento de excelência. Algo que até então não era uma realidade na região do Vale do Aço”, afirma Antônio Eugênio.

   União na panificação: um segredo que produz melhorias, resultados e crescimento positivo de indicadores

   Ao longo de quase três décadas, a Premialy e a Metodologia Propan construíram histórias de sucesso que se entrelaçaram desde os primeiros momentos: “Márcio e eu nos conhecemos em 1994 e, desde então, tenho acompanhado e participado de sua carreira na panificação, assim como ele participa da nossa história”, revela Antônio Eugênio, que é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG e pós-graduado em Análise de Sistema pela UNA-MG, Gestão Empresarial com enfoque mercadológico pela Fundação Getúlio Vargas e também MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC Business School.

   Atualmente como Diretor Presidente da Premialy e da Santonely Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Congelados, Antônio Eugênio tem ao seu lado na gestão empresarial a esposa Elena Simões e o filho Rafael Eugênio Fernandes, diretores organizacionais responsáveis pela estruturação da empresa. E foi com a formação familiar na administração que em 2009 surgiu o nome da marca, que tem como significado “Alimentação Superior”, fortalecendo a imagem do negócio em toda região.

    Iniciativas arrojadas: tornando-se referência no Vale do Aço

    Focado em aperfeiçoar-se e em inovar constantemente, Antônio Eugênio em sua trajetória tornou-se vice-prefeito da cidade de Coronel Fabriciano por dois mandatos, onde também exerceu o cargo de Secretário de Governança, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Além disso, foi também presidente da Associação Comercial e Industrial e da Câmara de Dirigentes Lojistas, tendo exercido também ao longo de sua história cargos de importância em entidades como o Consider, CDEAL, Sinpava, ASBT, Amipão e Loja Maçônica.

    Como na panificação não poderia ser diferente, ele agregou conhecimento e especializações de sua trajetória para aprofundar-se ainda mais no setor. “Em 1997, digo isso com orgulho, eu estava na primeira turma do curso Qualidade Total em Panificação! Desde então, participo dos cursos voltados aos gestores, utilizamos a plataforma EAD para treinar nossos colaboradores e, sempre que necessário, contamos com as consultorias e expertise de Márcio Rodrigues nas áreas de gestão, produtos e serviços”, declara.

    No decorrer da história, muitos foram os prêmios obtidos em reconhecimento à trajetória de empreendedorismo e inovação de Antônio Eugênio e também pela qualidade e excelência dos produtos da Premialy. Dentre eles estão: o Selo SINPAVA Alimento Seguro em 2018; Empresa Destaque na Indústria em 2017; Prêmio Padeirinho de Ouro entregue pelo Sindicado e Associação Mineira de Panificação em 2016; Honra ao Mérito como Empresa Destaque pelo SENAC em 2012; Prêmio SIMPAVA Panificador Destaque do Ano de 2004; Prêmio Empresa Destaque PROPAN 2003; Diploma Empresário Destaque pela FEDERAMINAS, em 1997, e muitos outros.

   “É uma grande satisfação fazer parte desses 25 anos do Propan. Em 1994, Márcio recebeu o Prêmio de Excelência Empresarial Sebrae MG e, logo depois, ele realizou uma palestra juntamente com o Moinhos Vilma, e eu o acompanhei na ocasião, e foi então que começamos a discutir sobre empresas e nosso setor de Panificação. Participei da 1ª turma do curso do Márcio e me esforcei muito para isso. Naquela época a Premialy ainda não tinha a estrutura que tem hoje e, todos os dias, eu viajava para Belo Horizonte, onde assistia as aulas e, após, voltava para Coronel Fabriciano, onde chegava de madrugada para no outro dia de manhã cuidar das questões da empresa”, relembra.

    Com uma parceria sólida que agregou conhecimento, resultados e um ganho imensurável para a panificação, hoje Antônio celebra o crescimento da Rede e também todo o trabalho empenhado para chegar até aqui: “Todo esse relacionamento com o Márcio fez com que hoje nós pudéssemos estar onde estamos hoje, com estrutura sólida e gerando muitos empregos na região. Participei de vários cursos, integrei o Grupão e estive presente quando ele expandiu para São Paulo. Na ocasião, contei o Caso de Sucesso do meu negócio aqui em Minas”, afirma.

    De lá para cá, novos projetos tornaram-se realidade na panificação, trazendo melhorias para todo o setor, no qual a Premialy continuou sempre mantendo posição de destaque, empreendendo novas estratégias e colocando em prática as diretrizes da Metodologia Propan. “Márcio está sempre inovando, reinventando, sendo hoje um dos grandes palestrantes do Brasil e também da América do Sul”, observa ele, que destaca também o fato de ambos estarem sempre em parceria, conversando e trabalhando em conjunto.

    “Márcio é a pessoa que mais conhece o setor de panificação dentro e fora do Brasil. Ele trabalha com o conhecimento dos indicadores e está atualizado com todas as tendências e perspectivas do setor de Panificação, sempre passando para a gente o que é novidade e dá certo”, declara ele, que ressalta ainda que a Premialy está sempre atenta ao seu objetivo principal, que é a imagem da marca e a qualidade dos produtos, atendimento de alto nível, aperfeiçoamento dos processos e inovação em todas as áreas do negócio.

    Surpreendendo o cliente com tecnologia, preparo e alto nível em cada área do negócio: o caminho certo para o futuro da panificação

    Com a bagagem e experiência de quem venceu grandes desafios para consolidar sua marca em um mercado acirrado e com concorrência crescente, Antônio Eugênio descreve o atual cenário com uma análise dos últimos dez anos: “Hoje o panificador tem um cliente extremamente exigente e lida também com o aumento das despesas operacionais”, relata ele, que acredita no trabalho estratégico para superar estes e outros obstáculos sem parar de evoluir.

    “A Premialy tem investido cada vez mais em processos mais eficientes e diversificação do mix de produtos. O mercado exige itens que atendam às necessidades dos consumidores que buscam produtos fitness, veganos, vegetarianos e demais categorias, e estamos atentos”, revela.

    Como novidade para março de 2019, a Rede está lançando o aplicativo “+Premialy”, pelo qual será possível escolher uma instituição beneficente, realizar uma recarga e doar 3% do valor, um incentivo à solidariedade que estará disponível até o final do mês. E muito mais certamente virá por aí na rede ao longo de todo ano.

    “Esperamos contar com o Márcio e que ele continue fazendo parte do nosso desafio. Foi ele quem mudou a panificação, a partir de Minas, e de todo o Brasil. Essa revolução foi feita pelo Márcio Rodrigues, que está sendo o estudioso no setor. A panificação tem muito o que agradecer ao Márcio pelo que vem fazendo pelo segmento”, assegura ele, que com parceria e trabalho em conjunto colheu frutos do crescimento e das novas estratégias do setor. “Se hoje os panificadores estão evoluídos em termos de tecnologia e qualidade do mix de produtos, essas inovações também agradecemos ao Márcio”, certifica.

    De olho no futuro da panificação, ele fala ainda sobre os planos futuros para a rede: “Temos como principal desafio a melhoria contínua dos controles, o aperfeiçoamento dos processos e a manutenção da imagem de nossa empresa, fazendo a diferença na vida das pessoas”, destaca também.

    Disposto a continuar sempre um passo à frente nos negócios, ele defende a estrutura que o panificador precisa assimilar neste momento: “Temos que ser profissionais, trabalhar com planejamento, orçamento e indicadores”, afirma ele, que ressalta a importância de agir com uma gestão correta, criando um plano de ação para o desenvolvimento. Este é o futuro, o caminho que precisamos trabalhar daqui para frente, e nós iremos acompanhar!”, afirma confiante.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE